Muito se fala sobre a mudança de parâmetros sociais, tão necessário às mulheres nos dias de hoje.
Mas, já se perguntou qual o efetivo papel da mulher à frente das empresas brasileiras?
Muito mais que levantar uma bandeira, é saber o real posicionamento da mulher frente este cenário.
Desde o início da década, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço na nossa economia.
Com a ascensão delas, surgem novas formas de empreender e uma nova ótica sobre já estabelecidos e arcaicos parâmetros de como se tocar um negócio.
Principalmente num mercado em total desenvolvimento tecnológico e buscando cada vez mais alternativas em época de crise.
A matéria nos traz alguns números interessantes que provam tais considerações.
De acordo com o levantamento Global Entrepreneurship Monitor 2019, que no Brasil é realizado em parceria com o Sebrae, os negócios abertos por mulheres já representam mais da metade de todos os negócios surgidos em 2019.
Em 2018, o Brasil teve a 7ª maior proporção de mulheres nos Empreendedores Iniciais (em 49 países).
Em 2017, foi a 3ª maior.
Pontos estes que seriam impensáveis até pouco tempo atrás.
E vem mais ainda, elas ainda são mais escolarizadas que os homens (16% maior) e atuam geralmente no segmento de serviços.
Neste mesmo estudo, podemos verificar também As Donas de Negócio são (cada vez mais) “Chefes de domicílio” (45%).
34% da população é composta por mulheres que são donas de negócio (Empregadoras + Conta própria).
Comparando com os homens elas tendem a ser mais jovens que eles.
As Donas de Negócio, em sua maioria, estão há “2 anos ou mais” no trabalho atual (75%).
Diante de todos estes números, alguém ainda estará preso nas décadas passadas e ainda continuará tratando a mulher como sexo frágil?
Há muito sabemos que contra números não há argumentos, mas neste caso específico, o cenário começa a ser mudado lentamente, mesmo com parâmetros tão incisivos quanto à participação feminina nas empresas brasileiras.
Caso sua empresa precise captar colaboradores, não pense duas vezes em chamar a Habittus para realizar todo o processo.
Sabemos de todo este potencial e valorizamos demais as mulheres!
Porque lugar de mulher é sim também à frente dos negócios.