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Oferecer um bom salário já não é o mais importante para funcionário

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O valor do pagamento não é mais o que faz os olhos de um profissional brilharem na hora de escolher uma vaga de emprego. Outros fatores, como: horário flexível, possibilidade de carreira, estabilidade e autonomia estão pesando na hora do candidato decidir aceitar uma nova vaga ou permanecer no emprego atual.

A crise econômica, presente desde 2014 não é fator prejudicial para empresários que tenham como objetivo, contratar, reter e valorizar profissionais.  Pesquisas demonstram que as empresas que estão conseguindo bons resultados nesse período são aquelas que, apesar da instabilidade, criam um ambiente interno capaz de fazer com que as pessoas tenham confiança para trazer novas ideias que ajudarão o negócio a atravessar a crise. Os funcionários querem ser valorizados, vistos e reconhecidos, não importa o momento.

Como possuem uma estrutura mais enxuta, as pequenas empresas tem mais facilidade para focar no desenvolvimento do colaborador.  É mais simples para o pequeno negócio criar um modelo de gestão que valorize o funcionário que busca o crescimento na carreira. E isso acontece, porque em uma pequena empresa, muitas vezes o próprio empresário é responsável pela área de gestão de pessoas. Dessa forma, consegue criar e inserir na organização práticas de atração e retenção de talentos e favorecer um ambiente interno que priorize a autonomia e plano de carreira, por exemplo.

Nesse cenário, o papel do líder é fundamental e quem comanda as atividades em empresas de pequeno porte deve zelar pela transparência, exemplo de comportamento, alinhamento de valores e cultura organizacional; para não gerar insegurança e criar falsas expectativas nos membros da equipe.

Vale lembrar que ás vezes, o funcionário não troca de empresa, ele troca de chefe. O líder é responsável pelo ambiente de trabalho, é função dele proporcionar um ambiente gostoso de se trabalhar.

Confira 3 dicas para atrair e reter os melhores profissionais

1 – PLANO DE CARREIRA

Esse é o ponto mais valorizado pelos profissionais. Ofereça oportunidade de desenvolvimento e crescimento.

2 – CULTURA E AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Seja transparente e incentive um ambiente de trabalho agradável. As pessoas gostam de trabalhar em empresas que possuem valores similares aos seus valores pessoais. Todos os colaboradores devem saber qual é a missão, visão e valores da organização.

3 – CRISE NÃO É DESCULPA

Empresas com foco no funcionário conseguem atrair e reter bons profissionais, mesmo em momentos de instabilidade econômica e com isso, conseguem bons resultados.

Luisa Reis – Diretora Comercial & Coach 

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