Embora muitos profissionais demorem para dar atenção ao seu perfil do LinkedIn e outros costumam preenchê-lo pela metade, copiam e colam alguns trechos do currículo e não se conectam há meses. Essas pessoas tendem a pensar que o LinkedIn não as ajuda a encontrar o emprego dos seus sonhos e é apenas mais uma plataforma de mídia social, como Facebook, Twitter ou Instagram.
Mas é exatamente o contrário. O LinkedIn oferece muitas oportunidades para quem está no mercado de trabalho, ajudando-os a estabelecer conexões, acompanhar negócios e eventos e até fazer a procura de emprego.
Abaixo estão algumas dicas para te ajudar na elaboração de um perfil campeão:
DICA 1 – ESCOLHA BEM A SUA FOTO DO PERFIL
Sua foto de perfil é o seu cartão de visita no LinkedIn – é como as pessoas são apresentadas a você e (seres visuais que somos) essa será a sua primeira impressão, aqui estão algumas dicas rápidas: verifique se a foto é recente e se parece com você, faça o seu rosto ocupar cerca de 60% do espaço da foto (as fotos de distância não se destacam), use o que você gostaria de usar para trabalhar e sorria com os olhos! Existem sites que podem ajudar na avaliação da melhor foto para o perfil. Deixo aqui duas indicações: photofeeler.com e photo-analyzer
DICA 2 – INCLUA PALAVRAS-CHAVE NO TÍTULO E RESUMO (servem para aumentar a visibilidade do seu perfil)
Palavras relacionadas a sua área de atuação ou imagine como um recrutador irá pesquisar por profissionais da sua área
O título do seu perfil no Linkedin é o campo mais importante de todos! É o título que aparece em destaque sempre que você fizer uma postagem, enviar convites e mensagens, participar de debates e discussões em grupo e é o principal responsável pelo ranking nos resultados de busca. O que você colocar no título vai impactar diretamente nas suas possibilidades de ser bem classificado e visto por pessoas que estejam em busca de profissionais com as suas habilidades e competências
Por isso, é fundamental inserir palavras-chave aqui. Faça um resumo da sua profissão e habilidades em uma frase curta, mas que englobe todas as palavras-chaves escolhidas e relevantes para a sua área de atuação.
Dessa forma, sempre que alguém buscar por termos relacionados, seu perfil estará lá.
O campo RESUMO/SOBRE do linkedin trata-se de um espaço para você contar a sua trajetória e história profissional, diferente do currículo, nesse campo você pode se alongar pois, ele aceita mais de 2.000 caracteres. No resumo devem ser colocados suas conquistas, experiências, vivências, projetos e tudo que possa impressionar um potencial recrutador. Nesse campo você terá oportunidade de usar e abusar das palavras-chaves e otimizar a visibilidade do seu perfil. Só tome cuidado para não inserir palavras-chaves de forma aleatória e que não façam conexão com o seu histórico profissional
DICA 3 – SEJA ESPECÍFICO E QUANTIFIQUE SUAS REALIZAÇÕES
Se você tiver conquistas quantificáveis , inclua-as em seu resumo do Linkedin. É uma boa ideia incluir alguns detalhes sobre cada trabalho anterior que você executou. Não cometa o erro de usar termos vagos como ‘responsável pelo gerenciamento do…’, o que diz muito pouco ao recrutador. Uma boa abordagem a seguir é imaginar que você estava elaborando uma carta de apresentação para uma vaga; dê exemplos para mostrar que você tinha responsabilidade e realizou de forma satisfatória o trabalho.
Em vez de dizer ‘sou um analista de finanças de sucesso’, diga: ‘Aumentei a produtividade em 35% no meu local de trabalho em 2019, treinando a equipe no novo software de administração’.
DICA 4 – PARTICIPE DE GRUPOS E FAÇA COMENTÁRIOS NAS POSTAGENS, NADA DE COMENTAR: legal, interessante etc.
Faça comentários de verdade, que mostrem que você leu o conteúdo e entendeu. Você pode comentar sobre um artigo relacionado ao setor que leu ou publicou recentemente, sobre um seminário em que participou. Se você tem um blog, vincule suas postagens no LinkedIn.
DICA 5 – TENHA UM GRUPO DE CONEXÃO ACIMA DE 40 E NÃO ADICIONE MUITAS PESSOAS QUE VOCÊ NÃO CONHEÇA
Garanta que você tenha um bom banco de conexões – acima de 40 idealmente – e não adicione muitas pessoas que você não conheça. Evite se conectar a perfis sem fotos, com conteúdos duvidosos ou pouco expressivos, com poucas informações pessoais e profissionais, sem informações de contato e sem publicações. Busque sempre a qualidade em sua rede profissional. Adote uma abordagem estratégica – fique na memória de seus contatos, gostando, comentando e até compartilhando suas postagens.
DICA 6 – MANTENHA SEU PERFIL ATUALIZADO E O ACESSE COM FREQUÊNCIA
A maioria das grandes empresas, consultorias de RH e recrutadores em geral, utilizam o Linkedin como ferramenta de busca para o preenchimento de vagas, logo, é imprescindível que você mantenha seu perfil atualizado para não perder oportunidades.
DICA 7 – CERTIFIQUE-SE DE QUE VOCÊ POSSA SER ENCONTRADO
Recomendamos que você tenha uma URL personalizada para ser encontrado com mais facilidade. Você pode optar por usar apenas seu nome, se estiver disponível ou seu nome com um hífen ou outra combinação. Clique em “Editar seu perfil público” em “Configurações e Privacidade” e você verá uma opção em “Editar URL”. Certifique-se de que os detalhes de contato que você listou sejam atuais e também inclua seu identificador do Twitter ou outras informações de mídia social se você tiver mais chances de responder por essas plataformas. Nas configurações de privacidade, você pode escolher como o seu perfil será visualizado por aqueles que não são conexões. Dependendo do seu setor, você pode pensar em quanto da sua experiência deseja revelar para aqueles que ainda não são suas conexões de primeiro grau.
DICA 8 – PEÇA RECOMENDAÇÕES E FAÇA TAMBÉM
São depoimentos pessoais escritos para ilustrar a experiência de trabalhar com você. Há um menu suspenso útil na seção Recomendações do seu Perfil que facilita o contato com contatos específicos e a solicitação de recomendações. Reserve um tempo para pensar sobre o que você mais valorizaria em uma recomendação – e personalizar sua solicitação. Vale a pena o esforço extra.
DICA 9 – COMPARTILHE CONTEÚDO RELEVANTE E ADICIONE COMENTÁRIOS
Compartilhar é ótimo – mas é apenas o ponto de partida. Ao adicionar comentários aos seus compartilhamentos, você aparece com mais destaque no feed e começa a expressar por que acha que uma parte específica do conteúdo é importante. Comentários bem feitos também permitem que você compartilhe uma gama mais ampla de conteúdo.
Seguir influenciadores relevantes no LinkedIn ajuda a colocar um conteúdo interessante em seu feed, que você pode compartilhar com outras pessoas quando achar que agrega valor.
DICA 10 – ESTEJA ATENTO AS NOVIDADES DO LINKEDIN
O LinkedIn é a mais nova plataforma a ter um recurso de Stories — e o Brasil é o primeiro país a receber a novidade oficialmente. Outro novo recurso disponibilizado este ano, é o Open To Work que indica para toda a sua rede que você está em busca de novas oportunidades através de um selo. Em maio deste ano, o LinkedIn também ganhou novos recursos para transmissões ao vivo, eventos e vídeos.