Você pode ter um negócio montado, ter capital, mas sem planejamento sua empresa não evolui. Pelo contrário, sua empresa poderá começar a despencar. Sem planejamento, você não terá um público-alvo bem definido, não terá controle financeiro, organização e estratégias para atrair e fidelizar clientes.
Tudo isso é fundamental para o seu negócio crescer e se manter rentável.
O planejamento é fator determinante na longevidade de uma empresa e diz respeito à capacidade de correr riscos calculados, ter consciência dos fatores que possivelmente podem levar ao fracasso. E, essas constatações ficam evidentes a partir de um planejamento estratégico, que oferece dados para apoiar as decisões. Quando esse plano não é feito, o crescimento do negócio fica exposto ao fator sorte, transmitindo aspectos de imaturidade e inexperiência do empresário.
Para auxiliar nessa complexa etapa, muitos empreendedores buscam suporte em consultorias especializadas, que, por meio de métodos e avaliação do cenário, farão análises para demonstrar possíveis soluções frente às deficiências encontradas, facilitando os resultados desejados.
Casos reais de fechamento prematuro mostram que a falta de metas e prazos, informações financeiras imprecisas, decisões não tomadas ou decididas em momento errado, ou mesmo a dependência de fornecedores e funcionários são exemplos de fatores decisivos no fechamento das portas.
Faça contato e descubra como a Habittus pode te ajudar!