Existem diferenças entre uma entrevista por videoconferência via zoom e uma entrevista cara a cara?
Sim e não.
Uma entrevista por videoconferência ou vídeo chamada é uma entrevista de emprego independente do meio em que ocorre. Ou seja, existem protocolos esperados e nem mesmo uma pandemia mundial conseguiu alterá-los.
No entanto, existem particularidades do meio digital que precisam ser levadas em consideração.
Por isso, nós vamos te dar o passo a passo de como agir em uma entrevista online:
- Como se arrumar para uma entrevista de emprego online
- Como se comunicar durante uma entrevista de emprego digital
- O que evitar em uma entrevista de emprego, digital ou não!
Como você pode perceber, partimos do princípio que você enviou seu currículo, foi contemplado e está na próxima etapa, a da entrevista de emprego.
Caso você não tenha certeza de como montar um currículo para a vaga X, sugerimos buscar ajuda de profissionais para isso, como os da Habittus que ajudam seus clientes a montar um currículo perfeito.
Agora, o mesmo cuidado que você usou na elaboração do seu CV deve ser aplicado às próximas etapas, que são tão – ou mais – importantes na obtenção do seu emprego dos sonhos.
Como se arrumar para uma entrevista de emprego online por vídeo chamada
Só por que uma entrevista é por videoconferência não significa que você não deve se arrumar tanto quanto para uma que seja presencial.
Na realidade, colocar o terno e os sapatos pode te ajudar a entrar no mindset certo para sua entrevista, ajudando-o a se sentir mais confiante.
Da mesma forma, encontre o ambiente ideal para o encontro digital com o recrutador da vaga.
Ou seja, um local com o background em cores neutras e sem muita informação, silencioso ou com pouco som ambiente, com boa iluminação, e em que você não será incomodado durante a entrevista.
Também se certifique de que você possui:
- Uma boa câmera
- Uma boa conexão com a internet
- Um bom microfone
- Um bom fone de ouvido
É sempre bom testar seus aparelhos e locais diferentes em sua casa com antecedência para garantir que não será surpreendido (negativamente) durante a sua entrevista.
Dito isso, saber comunicar-se bem é indispensável no mundo digital. Vamos aprender mais sobre isso?
Como se comunicar durante uma entrevista de emprego virtual
Você já sabe que não pode deixar a tecnologia ser um estorvo no mundo digital.
Em especial, quando estamos falando de uma oportunidade no mercado de trabalho. Entretanto, os seus apetrechos tecnológicos não são as únicas coisas que podem ficar entre você e seu emprego dos sonhos.
A outra coisa é você mesmo. Ou, ainda, sua falta de habilidade comunicacional. Felizmente, isso é algo que dá para remediar:
- Certifique-se de enunciar as palavras com clareza.
- Não se apresse para responder às perguntas do entrevistador, pense na sua resposta antes de falar.
- Mantenha contato visual – não desvie o olhar.
Essas e outras dicas para entrevistas de emprego abundam na internet. Você pode pesquisar e praticar por conta própria!
Agora, caso queira uma opinião profissional, sugerimos buscar serviços especializados na preparação para processos seletivos, oferecidos por empresas de RH.
Como costumam lidar com clientes e com empregadores, são pessoas com olhar apurado para te ajudar a praticar entrevistas – digitais ou não – e te dar dicas comportamentais, comunicacionais etc.
O que evitar em uma entrevista de emprego, por videoconferência ou não!
Falamos muito sobre o que fazer e o que melhorar para uma entrevista de emprego, mas você já parou para pensar no que você não deve fazer em uma, seja ela digital ou não?
Pois é, muitas pessoas não param de pensar no assunto e é assim que correm o risco de cometer erros bobos. Como:
- Não pesquisar sobre a vaga e/ou a empresa;
- Não se vestir adequadamente;
- Se atrasar;
- Distrair-se;
- Ter uma linguagem corporal ruim;
- Dar respostas confusas e/ou vagas;
- Divagar;
- Mentir;
- Não fazer perguntas;
- Iniciar a discussão sobre dinheiro ou férias;
- Usar palavras de baixo calão;
- Atender ligações durante a entrevista;
- Decorar respostas;
- Falar mal de chefes, colegas ou trabalhos antigos;
- Ser arrogante; e
- Demonstrar falta de interesse.
Não se assuste com a lista – a maioria delas só requer bom senso por parte do profissional que está buscando uma nova oportunidade de emprego.
Consciente desses pequenos deslizes, porém, você pode se certificar de que não irá cometê-los de jeito nenhum e garantir que não será eliminado por algo que poderia ter sido facilmente evitado.
Esperamos que essas dicas para entrevista de emprego te ajudem.
Caso ainda não esteja confiante e precise do auxílio de um profissional de RH, entre em contato conosco.
Nossos profissionais podem te ajudar.