Netflix: 3 Dicas para Você Aplicar No Seu Negócio

NETFLIX: 3 dicas para você aplicar no seu negócio

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(tempo de leitura: 5 minutos)

3 Dicas de Mitch Lowe, co-fundador da NETFLIX para você aplicar no seu negócio.

Conhece a Netflix? Pois bem, este é um breve histórico de como surgiu a gigante do streaming mundial, que está presente em 190 países, traduzidos para mais de 22 idiomas, com faturamento de bilhões de dólares anuais, mais de 100 milhões de assinantes e com valor estimado no mercado de capitais de 70 Bilhões de dólares,  ficando de fora somente dos países como a Coréia do Norte, Síria e Região da Criméia, sim, sim, já estão na China também!

A empresa nasceu em Scotts Valley – Califórnia em 1997, com o objetivo de ser apenas uma empresa de aluguel de DVD online, onde o cliente escolhia o filme através de um catálogo na internet e o vídeo era enviado por correio pra sua casa, do mesmo modo deveria ser a devolução.

Em 1999, 2 anos após o início das operações surgiu a ideia de ter um formato de assinatura, assim como aquele que conhecemos hoje, onde o cliente através de uma assinatura mensal tinha a sua disponibilidade locações ilimitadas de DVD’S.

A intenção era de expandir os negócios e fidelizar os clientes.

E aqui vai a primeira dica de Mitch:

Tenha foco e aposte em nichos

“Em 1999, a gente encarou uma tomada de decisão que foi muito difícil. Na época, alugávamos filme um a um, e tínhamos um bom lucro com isso, porém as assinaturas eram o que iam fazer o nosso negócio crescer rapidamente. A dúvida era continuar com o aluguel ou só investir nas assinaturas. Tivemos que falar tchau pra 10 milhões de dólares.”

Ou seja, eles resolveram investir nas assinaturas e manter o foco em apenas um nicho do mercado, mesmo tendo um excelente lucro com o aluguel de fitas.

Muitas empresas fracassam porque tentam fazer muitos projetos ao mesmo tempo.  Focar sua decisão em um ou dois aspectos importantes é o que vai trazer sucesso com mais frequência”.

Dica número 2Seja original e não tenha medo de tomar decisões

Ideias originais tem mais visibilidade no mercado, simplesmente porque o diferente chama atenção.

Lowe, conta que no início, os idealizadores almejavam ter TODOS os títulos disponíveis no mercado, para oferecer aos seus clientes, no entanto, descobriram que CONTEÚDO EXCLUSIVO, era o que realmente chamava atenção do público.

originalidade é essencial, e para se diferenciar dos concorrentes é preciso abandonar velhos hábitos e não ter medo de tomar decisões. Análises de mercado e concorrência são válidos, porém uma auto análise é primordial. A tomada de decisão baseada somente em dados, muitas vezes é falha, pois você precisa saber separar quais são as informações realmente importantes para a sua estratégia.

“Quando eu falo ‘‘conteúdo original’’, quase nunca significa que o Netflix criou esse conteúdo. São conteúdos que são vendidos para o Netflix e apesar de não serem produzidos pela empresa, são exclusivos dela.  As pessoas que não cancelam suas assinaturas são as únicas que assistem os conteúdos exclusivos.”

 “Não acreditem somente nos dados, perguntem, questionem, e não tenham medo de tomar decisões.”

Dica 3: Invista na sua EQUIPE

 “Não basta apenas ter uma boa ideia para alcançar o sucesso.  É preciso ter uma cultura organizacional estabelecida, investir em pessoas e ter um sistema que permita que os colaboradores tomem decisões”

O sucesso é alcançado através de suor, foco, ideias inovadoras e principalmente em pessoas engajadas no mesmo objetivo.

O empoderamento do funcionário, é uma ferramenta muito utilizada por grandes empresas mundiais. Tendo mais liberdade para tomar decisões e expor suas ideias os colaboradores sentem-se valorizados e parte do todo, não somente mais um número na corporação.

Além de se preocuparem com os clientes externos (consumidor), as empresas tentam agradar também os clientes internos(funcionários), criando um ambiente ideal no qual as pessoas queiram vir trabalhar.

Conclui-se que, FOCO, ORIGINALIDADE e EQUIPE, fazem a diferença, seja na gigante mundial de streaming, ou na venda do “seu” Jão.

Não basta apenas ter um bom produto, ou uma super marca se o seu foco não estiver correto, se sua ambição e vontade de se reinventar a cada dia não for necessária para a mudança e sua equipe despreparada para a intempéries do mundo capitalista, provavelmente você e sua empresa sucumbirão em pouco tempo, mas se existe foco, determinação, visibilidade de mercado e uma equipe preparada, você estará com as “armas” necessárias para encarar de frente o que o destino lhe proporcionar.


Fábio T. Kobayashi

Gerente Operacional e Consultor Jurídico da Habittus Gente e Gestão
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