O planejamento de carreira deve ser feito com certa frequência, em média um profissional mudará de carreira de cinco a sete vezes durante a vida e por isso, o ideal é realizar o planejamento ao menos uma vez por ano.
Para atingir e manter o sucesso em um mercado de trabalho cada vez mais volátil é imprescindível um gerenciamento de carreira. As empresas buscam atrair, contratar e reter profissionais que ofereçam o melhor valor e que reúnam competências e habilidades alinhadas as exigências atuais.
Pense em você como um negócio com um produto ou serviço a venda e crie estratégias para comercializar seu valor no local de trabalho.
Aqui estão 10 etapas que você pode seguir agora para desenvolver um plano de carreira que o levará aonde você quer estar profissionalmente:
1. Mantenha o currículo atualizado
Um dos passos mais importantes no planejamento para o futuro de sua carreira é estar pronto para as oportunidades quando elas se apresentarem. Independentemente da sua área de atuação ou nível de carreira, aprender escrever um currículo e mantê-lo atualizado é um excelente exercício.
2. Faça do planejamento de carreira um evento regular
Reserve um dia ou final de semana pelo menos uma vez por ano e agende um horário para se concentrar verdadeiramente no que você quer da sua carreira. Para mim, o melhor momento para fazer isso é no final de dezembro, quando estamos nos aproximando do ano novo.
3. Reflita sobre seu plano de carreira atual e seu desempenho profissional no ano anterior
A reflexão aumenta a produtividade e o desempenho; logo, poupe um tempo para pensar sobre sua situação atual e o caminho que você deseja seguir. Você está feliz com sua carreira até agora? O que você poderia ter feito melhor ou de maneira diferente? O que você pode mudar no futuro? Quando você se entende e o que realmente deseja, é muito mais fácil criar um plano que atenda às suas metas e ao seu estilo de vida.
Você pode continuar experimentando o crescimento da carreira investindo no desenvolvimento – por exemplo, você pode conversar com seu gerente sobre o trabalho de outros colaboradores em sua empresa para aprender sobre coisas diferentes ou participar de várias sessões de treinamento e workshops. Você pode explorar movimentos laterais para ampliar sua experiência ou encontrar um mentor em uma área diferente que você gostaria de conhecer.
4. Pense sobre o que você gosta, não gosta, precisa e deseja no trabalho
Nossos gostos e desgostos mudam ao longo do tempo, por isso é sempre uma boa ideia refletir sobre o que você sente de verdade em sua vida e carreira. Faça uma lista do que você gosta e não gosta no seu trabalho atualmente. Espero que você ainda goste de muitas das suas atividades de trabalho, mas se esse não for o caso, talvez seja hora de começar a considerar um novo emprego ou carreira.
Também é importante ter um propósito claro e significativo que você ache emocionalmente interessante. O que você realmente precisa do seu trabalho? Fazer a diferença? Para se tornar financeiramente independente?
5. Mantenha um registro de suas realizações
A maioria de nós não mantém um histórico de realizações de trabalho, no entanto, isso não é útil apenas para a construção de seu currículo, mas também para o planejamento de carreira. Aprender a acompanhar e escrever sobre suas realizações profissionais o ajudará ao trabalhar em direção ao seu próximo objetivo de carreira.
6. Identifique suas habilidades transferíveis
Talvez o seu cargo seja Analista de marketing, mas você tem uma enorme experiência em gerenciamento de projetos – habilidades que podem ser direcionadas a outros trabalhos. Pense além do seu cargo atual, considerando seus objetivos e como as habilidades que você tem agora seriam úteis para uma nova função. Faça uma lista de habilidades transferíveis relevantes para adicionar ao seu currículo.
Além disso, faça uma pesquisa sobre quais habilidades você precisa adquirir. Se seu objetivo é se tornar o Diretor de marketing, por exemplo, que experiência e habilidades você precisa adquirir no próximo ano ou nos próximos cinco anos para se qualificar para esse cargo? Em seguida, crie um plano para atingir seu objetivo de carreira a longo prazo.
7. Estabeleça metas de carreira
Embora você possa ter sucesso em sua carreira sem estabelecer metas, você pode ter ainda mais sucesso com a definição de metas Quais são suas metas de carreira de curto (dentro de um ano) e de longo prazo (dentro de cinco a 10 anos)? Sempre anote-as e compartilhe a lista com alguém. Isso ajudará você a criar um senso de responsabilidade.
Outra grande parte do planejamento de carreira é revisar e ajustar esses objetivos regularmente – e desenvolver novos objetivos assim que você atingir os objetivos anteriores. Portanto, sempre que você se sentar para uma sessão de planejamento de carreira, divida esta lista e revise-a.
8. Explorar novas oportunidades de aprendizado
Nunca perca a chance de aprender e crescer mais como profissional e indivíduo. Parte do planejamento de carreira é encontrar oportunidades de treinamento, cursos ou workshops que ajudarão você a avançar em sua carreira. Se sua empresa oferece oportunidades de desenvolvimento profissional, aproveite-as. Isso pode ser valioso para alcançar seus objetivos.
9. Aproveite e aprenda com os outros
Crie relacionamentos com líderes dentro e fora do seu trabalho, participe de conferências relacionadas a sua área e explore outros eventos. Quanto melhor sua rede, mais oportunidades você terá de aprender com outras pessoas que obtiveram sucesso. Para descobrir mais sobre outras opções de carreira possíveis, você pode realizar algumas reuniões informativas com colegas ou gerentes – as pessoas geralmente estão dispostas a compartilhar conselhos, se você perguntar.
10. Saia da sua zona de conforto
Uma das melhores maneiras de avançar em sua carreira é identificar e resolver um problema organizacional que sua empresa está enfrentando. Se você puder identificar um problema em sua organização, propor uma solução e implementá-lo, você não apenas aumentará sua visibilidade na organização, mas também expandirá suas habilidades no processo.
Dica extra: Pesquise outras oportunidades de crescimento na carreira
Uma parte divertida do planejamento de carreira é projetar sua carreira. Onde você estará daqui a um ano ou daqui a cinco anos? Embora seja impossível planejar tudo, é sempre uma boa ideia saber para onde você está indo e quais várias carreiras estão disponíveis para você.
À medida que os funcionários progridem em suas carreiras, menos empregos em níveis mais altos tornam-se disponíveis, mas continuar a aumentar suas habilidades e experiência ainda deve ser uma prioridade.
Você pode continuar experimentando o crescimento da carreira investindo no desenvolvimento de sua carreira – por exemplo, você pode conversar com seu gerente sobre o emprego de outros funcionários em sua empresa para aprender sobre trabalhos diferentes ou participar de várias sessões de treinamento e workshops. Você pode explorar movimentos laterais para ampliar sua experiência ou encontrar um mentor em um departamento diferente que você gostaria de explorar.
A revisão e o planejamento regulares o prepararão para o que está por vir em sua carreira. Dirija sua carreira deliberadamente, mas também esteja aberto à vida, surpreendendo-o com novas aventuras, mesmo que elas não correspondam exatamente ao destino que você tinha em mente.